O Governo anunciou na passada quarta-feira dia 30, simultaneamente em Sabrosa (a terra onde alegadamente terá nascido Fernão de Magalhães) e em Matosinhos, a parceria com a Intel e a J. P. Sá Couto para a produção do primeiro computador portátil inteiramente produzido em Portugal. O “Magalhães”! Este computador destina-se a crianças entre os 6 e 10 anos que frequentem o primeiro ciclo do ensino básico e vai custar no máximo 50€! Sem sequer ousar em criticar esta iniciativa (que até me parece ser uma boa ideia) atrevo-me a escrever que finalmente Fernão de Magalhães teve uma homenagem oficial do Estado Português. "Culpa” de uma única pessoa e essa pessoa é o figueirense Gonçalo Cadilhe e graças ao seu livro “Nos Passos de Magalhães”!
Há mais de cinco séculos, eu repito, cinco séculos que Magalhães é renegado pelo país onde nasceu, ocupou recentemente o “mísero” 35º lugar na escolha dos Grandes Portugueses na RTP não porque os portugueses não sejam gratos mas porque em geral desconhecem o seu feito (esta é obviamente a minha opinião).

Eu votei em Fernão Magalhães não porque saiba muito mais que os meus conterrâneos mas apenas porque sei o suficiente para o considerar o maior navegador de todos os tempos!

Vem agora o Governo (políticos são sempre assim) aproveitar a “boa onda” de Gonçalo Cadilhe e baptizar o computador portátil, até pode ser que o nome estivesse escolhido há muito tempo, antes até do referido livro, mas também não deixa de ser coincidência a mais.

Seria bom que se comece agora por repor um pouco da dignidade desta grande figura nacional que só pecou porque navegou ao serviço do Rei de Espanha apenas e só porque o Rei D. Manuel II o renegou!

Nunca tivemos a humildade de achar que errámos, parece incrível mas não conseguimos em 5 séculos assumir isso.

Obrigado ao Gonçalo Cadilhe e quanto ao Governo perdoem-me mas não consigo deixar de pensar que foi mero aproveitamento da moda e para parecer bem na TV, vou estar no entanto atento se verificar que é de facto uma acção continuada na defesa do Grande Magalhães mudarei o discurso até porque tenho filhos ... estarei atento … a começar pelos manuais escolares de História de Portugal.

0 comentários: