2009/01/31

Blog de Escuta #11

Mais uma rapaziada dos anos 80 que souberam fazer boa música, esta em particular capaz de nos fazer sonhar.
Os Housemartins foram uma banda que pouco durou (de 1983 a 1988) mas deixaram-nos, de entre outras, as famosas canções "Caravan of Love", "Me and the Farmer" e esta que aqui disponibilizo no Blog de Escuta "Build".
Podemos sentir no final do videoclip já uma premonição mais que evidente do fim deste grupo THE HOUSEMARTINS R.I.P. (Rest In Peace).
Há um rapazinho lourinho com ar de tótó, de sapatinho escuro e meia branca (o baixista) que veio mais tarde a ser muito conhecido e a ganhar rios de dinheiro... ainda anda por aí activo e identifica-se como sendo FATBOY SLIM.
O vocalista juntamente com um roadie (aquela malta que anda sempre vestida de preto e que monta o som e passa a correr no palco para dar as guitarras) fundaram os BEAUTIFUL SOUTH.

banda. The Housemartins

tema: Build

álbum: The People Who Grinned Themselves to Death

ano: 1987

mensagem original publicada a 31/01/2009 no http://queresumbocadodaminhapastilha.blogspot.com/

... quem nós quisermos!
Ah pois é... desta vez quem vota somos nós... aqui mesmo no blogue, tenham visto ou não os filmes, gostem ou não, é só votar.
Vão deslizando que por baixo do nome dos autores surgem 3 quadros com as votações para MELHOR ACTRIZ, MELHOR ACTOR e MELHOR FILME.
Quem acertar ganha uma viagem a Fátima a pé.
A votação é no blogue original aqui.
mensagem original publicada a 30/01/2009 no http://queresumbocadodaminhapastilha.blogspot.com/

2009/01/26

Parabéns Rui

mensagem original publicada a 26/01/2009 no http://queresumbocadodaminhapastilha.blogspot.com/

2009/01/25

Casa comigo

Algumas palavras custam a sair, o cérebro processa a informação envia o impulso mas a boca não abre.
"MARRY ME" poderá ser uma dessas palavras.
A designer sul coreana Yoon Jung Yun resolveu esse problema com o anel "Inner Message" que por fora é liso mas que por dentro tem esta frase em relevo.
mensagem original publicada a 25/01/2009 no http://queresumbocadodaminhapastilha.blogspot.com/

Andava por aí pela blogosfera quando dou de caras com este texto no Sinusite Crónica que aqui reproduzo com a devida autorização do seu autor Pedro Marques Lopes.
...
Gosto de alcunhas. Sou até daqueles tipos que gostam que o tratem pela alcunha.
Percebo, porém, que há umas quantas pessoas que não apreciam especialmente as suas.
Aquelas clássicas tipo “vidrinhos”, “orelhas” ou “badocha” e que, tipicamente, são dos tempos da escola primária têm uma duração normalmente limitada e, na maioria das vezes, só são lembradas quando muitos anos passados encontramos o cidadão e, não conseguindo nós lembrar o seu nome, são nos rememoriadas pelo próprio. Nada de mais.
As piores são aquelas mais tardias, de liceu ou inicio de faculdade. Essas pegam-se que nem sarna. E quanto mais venenosas, pior.
Imagine o cidadão o meu problema. Sou rapaz de memória limitada e com uma tendência para, repito, gostar de alcunhas. A idade vai passando, vamos perdendo o contacto com muitas das pessoas com que nos fomos dando e, de repente, a descer o Chiado, encontro o “Baldinho” (diminutivo de baldinho de merda), muito bem arreado de fatinho Rosa & Teixeira acompanhado de um senhor também muito bem posto. Que lhe digo eu? Então ó Baldinho?
E que posso fazer se encontro a minha velha amiga “Macinstosh” (homenageada em função dum acto sexual que muito apreciava e que rimava com o nome de um computador) com os seus três filhos e o seu sisudo marido? Hum?
Não é por mal. Tratá-los pelos nomes do Bilhete de Identidade seria como chamar elefante a um gafanhoto.
Prefiro mil vezes fingir que não os vejo do que fazer aquela típica cena ridícula que é dar um abraço meio forçado e lhes perguntar ao ouvido: “Ó Chichi, como é que te chamas agora?”
...
mensagem original publicada a 24/01/2009 no http://queresumbocadodaminhapastilha.blogspot.com/

2009/01/19

Blog de Escuta #10

banda: Sitiados

tema: Vida de Marinheiro

álbum: Sitiados

ano: 1992

mensagem original publicada a 19/01/2009 no http://queresumbocadodaminhapastilha.blogspot.com/

1996 foi talvez o mais importante e decisivo ano na vida dos eternos Icon Vadis, sai da formação nesse ano o Zica, fundador e principal elemento da banda.
Depois do "choque" inicial decidimos continuar e à custa de muitas horas de trabalho conseguimos o impensável... não só demos um salto qualitativo como descobrimos a real dimensão daquilo o que até então não tínhamos a mínima noção - o nosso valor - (perdoem-me a talvez falta de modéstia) esse valor era enorme.
Em 1996 seriam muitos os concertos, os concursos de música, a Final do Termómetro Unplugged com os Silence Four depois de eliminarmos os Hands on Approach, a ida à televisão, as primeiras partes de grande responsabilidade com bandas de primeira linha, Quinta do Bill, Polo Norte, Xutos & Pontapés e Sitiados.
Numa dessas memoráveis noites, no pavilhão dos Olivais em Coimbra, tocámos simultâneamente com os Xutos & Pontapés e com os Sitiados e naturalmente tive a oportunidade de privar alguns intensos momentos com as "vedetas", conheci nessa noite o João Aguardela (na foto) vocalista e líder dos Sitiados.
Enquanto tocavam os Xutos estávamos os dois no patamar superior das bancadas quando um puto subindo todos os degraus da bancada disse-lhe com um tom desafiador "dou-te 10 escudos se me arranjares o autógrafo da Sandra"!
A Sandra era na altura a acordeonista dos Sitiados e senhora de umas pernas... bom... as pernas mais famosas da música pop portuguesa... é que a menina tocava sempre com uns calções muito curtinhos.
O nosso acordeonista também tem pernas... mas são peludas... e feias... na minha maneira de ver as coisas.
O João com um sorriso rasgado que me surpreendeu disse-lhe "ok dá-me lá os 10 paus", o puto deu-lhe apenas 5 e disse que não tinha mais, ele sempre com o seu sorriso respondeu-lhe "na, na, vai lá arranjar os outros 5 paus que eu arranjo-te o autógrafo" e lá foi o puto a correr... depois vira-se para mim e diz já quase à gargalhada "os putos são demais".
Nunca mais o vi desde essa altura mas marcou-me a proximidade com que lidava com as pessoas, tratou-me como se eu fosse um músico famoso, claro que a história tem um final feliz o puto conseguiu com algum custo (pois passaram vários minutos) os outros 5 escudos e teve o desejado autógrafo.
O João Aguardela faleceu ontem aos 39 anos vitima de cancro... que descanse em paz.
mensagem original publicada a 19/01/2009 no http://queresumbocadodaminhapastilha.blogspot.com/

2009/01/18

Blog de Escuta #09

O álbum "This Is The Sea" dos The Waterboys marca fortemente quase todo o meu percurso na música, editado em 1985 "chega-me" aos ouvidos através do programa da RTP Top Disco.

"Chega-me" não todo álbum mas apenas o single de promoção escolhido "The Whole of the Moon", uma fabulosa canção que empurra também a banda para um patamar superior que talvez não mais tenha sido alcançado em álbuns futuros.

Certa vez (em Março de 1986) estava em Lisboa numa loja de discos na estação do Rossio com os meus tios na busca de um 45rpm para oferecer como presente de aniversário ao meu pai, a escolha estava mais que feita e era o "The Whole of the Moon".

A minha tia resolve intervir dizendo "essa é gira mas gosto mais desta" como quem entrava com o guito era ela achei por bem aceitar a sugestão e levo o "Good Heart" de um tipo com uma cara estranhíssima chamado Feargal Sharkey.

Estava longe de imaginar que iria tocar uma dezena de temas desta gente incluindo 2 deste álbum "Old England" e "The Pan Within"

banda: The Waterboys tema: The Whole of the Moon álbum: This is the Sea ano: 1985

mensagem original publicada a 18/01/2009 no http://queresumbocadodaminhapastilha.blogspot.com/

2009/01/17

W. Bush

O blogue Bicho Carpinteiro tem hoje um post escrito pela deputada mais bonita de Portugal mas também a que mais mau feitio tem (pelo menos assim parece) Joana Amaral Dias, esse post é uma curiosíssima constatação.
O mandato do cowboy W. Bush começa praticamente com 2 aviões contra as torres gémeas...
... e termina com o "milagre" no Hudson.
Faço aqui a devida vénia à perspicácia da autora do post.
mensagem original publicada a 17/01/2009 no http://queresumbocadodaminhapastilha.blogspot.com/

2009/01/15

Um ninho de clipes

A empresa mexicana Neko Design produziu este ninho original, na realidade trata-se de um porta-clipes magnético.
Bem "esgalhado".
mensagem original publicada a 15/01/2009 no http://queresumbocadodaminhapastilha.blogspot.com/

2009/01/13

Estou com gases

Fiquei recentemente a saber (embora a fonte... net... nem sempre é fiável) que todos os anos por esta altura e desde 1992 a Rússia e a Ucrânia andam à bolachada por causa do gás.
Por causa do gás não!
Por causa do preço a pagar pelo gás!
Durante os anos da URSS a Ucrânia recebeu da Rússia gás a um preço 10 vezes menor que o preço cobrado aos restantes países fora do Pacto de Varsóvia mas com o fim do sistema político soviético a Rússia tem vindo a querer equilibrar os preços querendo assim cobrar o valor "normal".
É que 15 anos depois ainda têm que vender o precioso gás a um preço 2 vezes e 1/2 inferior ao praticado e daí esta crise.
Quando ouvimos as notícias até parece que os Russos são uns criminosos, no entanto, por causa não sei bem de quem (ou até sei) andámos a pagar petróleo a quase 150 USD o barril só que neste caso dizem que foi um mal necessário.
No caso dos Russos já são uns sacanas que fazem sofrer as pessoas cortando o fornecimento do gás, ou terão os Russos que "pagar" eternamente o fardo do regíme soviético?
mensagem original publicada a 13/01/2009 no http://queresumbocadodaminhapastilha.blogspot.com/

A marca Condomi dedica-se à venda de objectos e acessórios conhecidos por "sex toys". Esta marca utilizou estes sacos para de uma forma irreverente promover os seus produtos.
Esta acção promocional polémica/ousada/original na certa que irá provocar bastantes sorrisos nos transeuntes, se depois ao verem os sacos reconhecerão ou não a marca por detrás disto já será outro problema.
mensagem original publicada a 10/01/2009 no http://queresumbocadodaminhapastilha.blogspot.com/

2009/01/06

Israel e Palestina

Não sou suficientemente conhecedor da matéria para dizer quem tem razão, não creio que exista alguém suficientemente conhecedor, não creio que possa existir alguém no mundo inteiro que me possa convencer de que um está certo e o outro errado, fazendo fé nesta análise Israel não fica bem na fotografia.
mensagem original publicada a 06/01/2009 no http://queresumbocadodaminhapastilha.blogspot.com/

Como deverão imaginar vou seguindo na medida do possível outros blogues, hoje há poucos minutos atrás dou de caras com uma foto (num desses blogues que sigo) que me deixou do mais orgulhoso que poderia estar e que estou certo que deixará igualmente orgulhosos pelo menos alguns dos fiéis leitores deste blogue.
...
Houve um tempo (finais da década de oitenta e início da de noventa) em que o meu pai foi seccionista e até dirigente do Clube do Povo de Esgueira, o meu clube de coração aqui da terra, e vi jogos emocionantes de pavilhão cheio.
Lembro-me em especial de 2 deles por terem sido ganhos pelo Esgueira, por 1 ponto de diferença, num triplo lançado no último momento possível do jogo... esse momento é aquele em que a buzina de facto BUZINA e o jogador já está com os 2 pezinhos no ar e a bola já lançada cai na direcção do cesto... e... tchuá... toma lá 3 pontos... vitória.
Nesse tempo jogavam alguns jogadores que fixei na memória, Dwayne Byrne, Renato, Moutinho, (já me estou a rir acabei de me lembrar de outras coisas), Martinho, Jorge Dias e um tal José Ruivo que passados alguns anos tornou-se num dos meus bons amigos.
Esses jogos foram com a Ovarense e com o Queluz no pavilhão do Clube do Povo.
...
Essa foto espectacular que agora vi é em tudo igual... o resultado foi igualmente a vitória conseguida no último momento possível do jogo... com um triplo... e jogo ganho por 1 ponto!
Nesta matéria o basquetebol é único e permite emoções assim, até ao último quadrimilionésimo de segundo tudo é possível.
Há contudo entre aquelas vitórias do Esgueira que relembrei e esta apenas 3 diferenças de relevo... a década agora é outra.... o clube também... e o herói da proeza... bom o herói da proeza é simplesmente um meu bom Amigo.
Foi o RUI PEDRO.
Podem ler tudo acerca deste feito aqui.
Parabéns Rui só foi pena não ter ido ver-te fazer isto mas com a ajuda desta foto ficou mais fácil imaginar como terá sido.
mensagem original publicada a 06/01/2009 no http://queresumbocadodaminhapastilha.blogspot.com/

Isto é só para teres uma noção de quem manda aqui. mensagem original publicada a 05/01/2009 no http://queresumbocadodaminhapastilha.blogspot.com/